Declaração Política da ONU sobre a RAM 2024: Principais Conclusões para os Serviços Veterinários

Pela segunda vez na história, os Estados-Membros da ONU adotaram uma declaração política sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM). Durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2024, chegaram a consenso sobre 44 compromissos. Quase metade destes compromissos consideram questões do setor animal. Este é um reconhecimento que representa um marco significativo nos nossos esforços para conter a RAM.

A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) emitiu um memorando resumindo o conteúdo da Declaração Política da ONU que representa um compromisso essencial para garantir que as estratégias nacionais estejam alinhadas com as diretrizes internacionais. Em destaques os principais compromissos para o setor animal e também as medidas gerais mais abrangentes para a população em geral.

Esta declaração da AGNU estabelece 44 compromissos globais, com especial destaque para os que se destinam ao setor animal, incluindo metas a serem alcançadas até 2030:

  • Redução do uso de antimicrobianos no setor agroalimentar, em conformidade com as normas da OMSA;
  • Promoção do uso prudente e responsável de antimicrobianos, garantindo conformidade com os padrões internacionais;
  • Reflexão sobre estratégias de prevenção, com foco no reforço da vacinação animal para minimizar a necessidade de antimicrobianos;
  • Investimento no acesso equitativo a serviços veterinários, promovendo a melhoria da saúde animal e das práticas de gestão sanitária.

A colaboração de todos será fundamental para a implementação de ações eficazes no âmbito da RAM.

Partilhe este artigo:
Skip to content