
A Semana Mundial para a Sensibilização da Resistência aos Antimicrobianos (RAM) [World Antimicrobial Resistance Awareness Week – WAAW] é uma campanha anual realizada a nível mundial, que visa precisamente fomentar a sensibilização e a compreensão sobre estas questões relacionadas com a RAM e procura consciencializar para melhores práticas em todos os setores, numa perspetiva da Uma Só Saúde.
Foi a dimensão do problema que levou as quatro organizações que lideram em matéria de saúde humana, animal, vegetal e ambiental a abraçar um desafio multilateral (Quadripartite): WOAH, WHO, FAO e UNEP, procurando, no seu conjunto, potenciar a cooperação internacional com vista a uma operacionalização da abordagem Uma Só Saúde e no particular, daquilo que possa ser o combate à RAM, promovendo esta semana anual.
Decorre entre 18 e 24 de novembro de cada ano, sendo que em 2024 o Quadripartite elegeu a temática: “Educar. Mobilizar. Atuar já.” (Educate. Advocate. Act now.). Este tema foi escolhido com base num inquérito às partes interessadas, pertencentes aos setores da saúde humana, animal, vegetal e ambiental, que recolheu cerca de 200 respostas a nível mundial.
A urgência de ações de alerta para a necessidade de ação, assenta em inúmeros desafios. A sensibilização de públicos-alvo de caráter heterogéneo, com entendimentos e necessidades de comunicação e linguagem diferenciadas, figura alguns obstáculos na disseminação desta premência e da consequente ação global.
No âmbito da Missão da DGAV, como autoridade competente nacional para a saúde animal, a segurança alimentar e os medicamentos veterinários, são desenvolvidos vários esforços e definidas políticas com o objetivo de contribuir para a redução do consumo de antimicrobianos e a diminuição da resistência, em todos os aspetos da cadeia interveniente. Desde o processo de fabrico até à utilização de medicamentos veterinários contendo AM, procura promover a implementação de boas práticas, contribuindo globalmente para garantir e preservar a eficácia destas substâncias e salvaguardar o nosso futuro.
Este ano, a DGAV associa-se a esta campanha, através de uma ação inovadora e disruptiva de sensibilização do público em geral, com foco especial no público mais jovem, confluindo com a temática deste ano, que apela à educação da comunidade global.
Através de um desafio colaborativo feito aos alunos do 3º ano da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), foi desenvolvida a campanha de 2024, para esta semana.
O podcast “Qual é o melhor remédio?” foi construído através de episódios de conversas informais, numa linguagem acessível e com um toque de humor e simplificação técnica, entre profissionais da área da saúde animal e o jovem podcaster e jornalista Guilherme Domingos.
A agenda de divulgação dos episódios ao longo desta semana será:
- 19/11 (3ªf) – Episódio 1 – “O que são os microrganismos e antimicrobianos”, com a Dra. Inês Martins de Almeida (Chefe de Divisão de Gestão e Autorização de Medicamentos Veterinários – DGAMV)
- 20/11 (4ªf) – Episódio 2 – “Os antimicrobianos e os nossos animais de estimação”, com a Dra. Catarina Lavrador (Médica Veterinária e Professora Associada na Universidade de Évora)
- 21/11 (5ªf) – Episódio 3 – “Os antimicrobianos e a nossa alimentação”, com a Dra. Catarina Lavrador (Médica Veterinária e Professora Associada na Universidade de Évora)
- 22/11 (6ªf) – Episódio 4 – “Campanha “Uma Só Saúde”: Consciencialização”, com a Dra. Inês Martins de Almeida (Chefe de Divisão de Gestão e Autorização de Medicamentos Veterinários – DGAMV)
Os episódios estão disponíveis nas plataformas oficiais da DGAV: Spotify e Youtube, em formato vídeo.
Salientamos que se trata de um projeto piloto, integrado no último ano de licenciatura em Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), da unidade curricular (UC) “Projeto e Portfólio” do ano letivo 2023/2024. Nesta UC jovens estudantes contactam e recebem um briefing pela primeira vez de uma entidade real, simulando os desafios que poderão encontrar em contexto laboral.
A DGAV pretende dar continuidade a este projeto, numa perspetiva de evolução constante e aprendizagem dos desafios de integração da Academia e do seu público, nas matérias da sua competência, procurando criar uma consciência e despertar a curiosidade para todas as matérias de interesse, transversal em toda a sociedade, como é o caso da Resistência aos Antimicrobianos. Não se tratando de um trabalho profissional, mas sim o resultado de um primeiro contacto com assuntos complexos e altamente técnicos, esta campanha pretende, essencialmente, alertar para temáticas de urgência global, em todas as camadas da sociedade, envolvendo diversas faixas etárias e realidades. Esta estratégia reflete a visão da Uma Só Saúde, que procura também integrar a comunidade na resolução das problemáticas ao nível do interface humano-animal-ambiente, que inclui a Academia, incitando e promovendo o conhecimento do público mais jovem, no envolvimento em questões de importância universal.