
Decorreu em Bilbao, Espanha, nos passados dias 12 e 13 de março a primeira reunião anual da Joint Action EU-JAMRAI 2.
Este é um projeto sem precedentes no que diz respeito aos esforços da resposta europeia a um dos mais graves desafios da saúde global que enfrentamos, a Resistência aos Antimicrobianos (RAM). O encontro presencial teve como anfitrião o Instituto Basco de Investigação para os Sistemas de Saúde, contando com a presença da Comissão Europeia, decisores políticos e todos os peritos convidados e ainda com as representações de todos os Estados Membros participantes na Joint Action.
O projeto decorre do sucesso da primeira edição (EU-JAMRAI 1) pretendendo dar continuidade às conclusões e sucessos encontrados na edição anterior.
Este é um consórcio que une 128 parceiros de 30 países num total de investimento de 62,5 milhões de euros dos quais 50 milhões são financiamento da Comissão Europeia a partir do programa EU4Health.
O EU-JAMRAI 2 teve o seu arranque em fevereiro de 2024 e terá uma duração de 4 anos. São 10 Work Packages (WP) e a estrutura do WP 6 ao 10 prevê uma organização verdadeiramente One Health, isto é, considerando a componente humana, animal e ambiental. É um projeto de sinergias e colaboração.
A DGAV participa nos Work Packages (WP 7 e 10) e acompanhando também o WP 5. A dinâmica deste projeto visa ainda potenciar as sinergias não só entre países, mas também dentro de cada país, potenciando as sinergias necessárias para uma resposta colaborativa a este problema global.
Estiveram representadas organizações europeias e internacionais como ECDC, EFSA, EMA, FAO, OECD, UNEP, WHO e WOAH, foram apresentadas e discutidas posições e opiniões por cada uma delas com foco no trabalho delineado pelo ano que passou da ação deste importante consórcio e também pensando nos próximos três anos do projeto e da sustentabilidade futura, enfatizando a colaboração sustentável entre países e setores para compartilhar as melhores práticas. No evento nos dias 12 e 13 de março a DGAV esteve representada pela médica veterinária Andrea Cara d’ Anjo.
Pontos maiores a realçar dentro deste projeto são:
- IPC (Infection, Prevention and Control) , visando o melhoramento dos padrões de resposta dos países participantes nos diferentes setores;
- Sistema de Vigilância One Health será estabelecido para manter os profissionais informados e as políticas atualizadas;
- Acesso, a nível europeu, a determinados antibióticos;
- Abordagem da implementação comportamental (e respetivas alterações), com o envolvimento dos cidadãos procurando maior reforço por meio de campanhas de consciencialização eficazes;
- Foco nos Planos Nacionais de Ação (NAP) e desenvolvimento das políticas associadas – harmonização e implementação uniforme pelos Estados Membros da União Europeia.
Saiba mais AQUI.