
No âmbito da sua Sessão Geral, que teve lugar em maio, em Paris, a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) colaborou com o consórcio europeu EU-JAMRAI 2 na produção de um vídeo de sensibilização sobre o impacto da resistência aos antimicrobianos (RAM) na saúde animal e na segurança da cadeia alimentar.
Este vídeo informativo destaca a RAM como uma das mais prementes ameaças globais à saúde pública, estimando-se que, anualmente, esta seja responsável por 1,2 milhões de mortes – um número equiparável ao total combinado de vítimas do VIH/SIDA e da malária.
Além das graves consequências para a saúde humana e animal, a RAM compromete a segurança alimentar mundial, ao reduzir a produtividade pecuária e agravar a insegurança alimentar. As projeções indicam que, sem uma ação eficaz e coordenada, a RAM poderá implicar perdas económicas significativas, na ordem dos milhares de milhões de euros, e colocar em risco milhões de vidas até 2050.
Apesar da gravidade do problema, o vídeo também transmite uma mensagem de esperança, salientando as medidas que os serviços veterinários podem adotar para prevenir e controlar a RAM. Entre estas ações destacam-se a promoção do uso prudente de antimicrobianos, a vacinação, o reforço da vigilância epidemiológica e a intensificação das campanhas de sensibilização.
Esta iniciativa reforça a importância da abordagem “Uma Só Saúde”, lembrando que a saúde animal está intrinsecamente ligada à saúde humana e ambiental – a saúde de todos.
Visualize o vídeo AQUI.